OPERAÇÃO BABAÇU

         A Operação Babaçu será realizada nos estados do Maranhão e do Tocantins, no período de 21 de janeiro a 6 de fevereiro de 2012.

          Os acadêmicos da PUCPR Câmpus Curitiba realizarão suas atividades na cidade de São Francisco do Brejão.

        O município de São Francisco do Brejão está a 577 quilômetros de São Luís, no fim da Rodovia MA-125, que dá acesso à BR-010 (Belém–Brasília). A Estrada de Ferro Carajás tem 2,8 quilômetros de trilhos no município, por onde passa também a Ferrovia Norte Sul. O centro da cidade está estruturado em torno da Avenida Castelo Branco – trecho urbano da MA-125. A área central é dotada de infraestrutura, bom padrão construtivo e espaços públicos consolidados. Ao oeste, a zona urbana tem como limite a Ferrovia Norte Sul.

O crescimento ocorre ao sul, em direção da várzea do Córrego do Brejão. A navegação é meio de transporte de pessoas e produtos agrícolas entre povoados rurais, cortados por córregos das bacias hidrográficas dos Rios Tocantins, Pindaré e Itinga. A população municipal é de 10.226 habitantes, de acordo com estimativa feita pelo IBGE em 2010. O município teve origem em 1967, com a chegada de agricultores baianos à localidade conhecida como Brejão, em terras de Açailândia, que pertencia a Imperatriz.
Os migrantes deram início a cultivo de arroz, favorecido pela fertilidade do solo e pela abundância de água. A área urbana cresceu graças à doação de terras particulares para a construção de prédios e espaços públicos. Entre eles, a Igreja Católica, o Colégio Raimundo de Morais e a praça em que funcionava a feira. Em 1994, São Francisco do Brejão se emancipou de Açailândia, que havia conquistado em 1981 a autonomia em relação à Imperatriz.
 Estatísticas segundo informações no site do Ministério da Defesa, referente a Operação Babaçu:  Rondonistas por UF de Procedência das IES - 4 Rondonistas são das IES de Minas Gerais, 12 Rondonistas são das IES do Paraná, 1 Rondonistas são das IES da Paraíba,1 Rondonistas são das IES do Rio de Janeiro,2 Rondonistas são das IES do Rio Grande do Sul, 1 Rondonistas são das IES de Santa Catarina, 2 Rondonistas são das IES de São Paulo.                  
                    Confira as fotos de São Francisco do Brejão: