Olá amigos,
Definitivamente a experiencia de participar de uma operação do Projeto Rondon é unica sobre todos os aspectos na vida acadêmica e pessoal dos alunos. Digo isso, porque tenho observado (cada vez mais), essas mudanças ocorrerem no dia a dia na evolução da operação.
Sem exceção, todos chegam com muito entusiamo mas carregados de incertezas e medo de que algo não de certo ou de serem mal recebidos pela polução local, afinal de contas; é tudo tão diferente e pitoresco aos olhos desses alunos que viajaram milhares de quilômetros para estarem ali e poderem desenvolver seus trabalhos.
Aos poucos a incerteza se transforma em convicção, o medo da lugar ao sentimento de que valeu a pena toda a luta e sacrifício para estar ali e o que é entusiamo se transforma em euforia e satisfação absoluta, no momento em que uma crianças simples, humilde e totalmente desconhecida te recebe com um abraço caloroso e um sorriso sincero no rosto.
Quando no primeiro dia de caminhada pela cidade apenas para conhecer a localidade, em qualquer lugar que se entrasse ou passasse um rondonista, a simpatia, a acolhida e o cumprimento caloroso dessa gente de São Francisco do Brejão se fazia presente, marca característica deste povo alegre, feliz e de bem com a vida.
Percebo como isso tem feito nossos alunos refletirem acerca do por que de tanta generosidade e alegria, quando (aos olhos de nós sulistas, é assim que nos chamam aqui) em nossa percepção de vida e qualidade de vida impregnada pelos modismos , pelas exigências de um sociedade consumista e a o eterno sentimento de insatisfação entre poder e ter, fica a indagação de como é possível ser feliz com tão pouco luxo e comodidade.
Como viver sem internet de alta velocidade, video games de ultima geração, shopping center com praça de alimentação, fast food, ruas asfaltadas, tv por assinatura, cinemas de todos os tipos e tamanhos, como viver sem tudo isso? A resposta que tenho ouvido dos alunos, me da a certeza de que realmente a participação desses jovens no Projeto Rondon é mágica e transformadora: a valorização da família do conhecimento e experiencia dos mais velhos a simplicidade no jeito de ser e a certeza de que dessa vida nada se leva, a não ser ao momentos vividos e tudo de bom e ruim que fazemos em nossas vidas. Só o amor constrói, renova e transforma as pessoas, o amor na vida , nas pessoas e em deus.
Fiquem em paz..
grande abraço..
Prof. Paulo de Tarso
Nenhum comentário:
Postar um comentário